Pular para o conteúdo

Artigo: A história das Joias masculinas: uma jornada através do tempo

A história das Joias masculinas: uma jornada através do tempo

A história das Joias masculinas: uma jornada através do tempo

Você já se perguntou como as joias masculinas evoluíram ao longo da história? Nesse post, vamos explorar a incrível jornada das joias masculinas em diferentes culturas e períodos, mostrando como os acessórios masculinos mudaram e se adaptaram às tendências da moda e necessidades ao longo do tempo.

Joias Masculinas usadas pelos Gregos, Romanos e Egípcios ao longo dos anos.

(Fonte: Reprodução/Google)

Antiguidade (Egito, Grécia e Roma)

Na antiguidade, os Egípcios, Gregos e Romanos ostentavam braceletes, colares e anéis feitos de metais e pedras preciosas. Esses acessórios eram usados pelos homens como símbolos de poder, riqueza, status social e refletiam suas crenças e valores. Nessa época, acreditava-se que as pedras como Esmeraldas, Rubis, Safiras, Topázios e Citrinos eram capazes de curar doenças, atrair prosperidade, conexão com os deuses e até mesmo aumentar sua coragem e autoconfiança em guerras e conquistas.

Confira: Colares do Loft Masculino feitos com Pedras Preciosas

Idade Média

Durante a Idade Média e Renascimento, as joias adquiriram um propósito mais funcional para os homens. Surgiam os Amuletos, Broches, Fivelas que serviam como fecho para roupas e os Aneis do tipo Sinete (Do inglês: Signet) que eram utilizados para selar documentos e demonstrar lealdade a uma família nobre ou governante.

Anel Signet no Rei Charles na Idade Média

Pintura Retrato do Rei Charles II usando Anel Signet (Fonte: Reprodução/Google)

O Anel Signet é, até hoje, uma joia masculina que simboliza poder e sucesso. Na foto abaixo, podemos ver o atual (2023) Rei da Inglaterra Charles III com o seu inseparável anel signet feito em Ouro 18k. Esse anel foi usado pelo seu tio, o príncipe Edward, o duque de Windsor, que era príncipe de gales antes de subir no trono. O anel tem aproximadamente 175 anos de idade. 

Rei Charles usando Anel Signet Masculino em Ouro 18k

Rei Charles III usando um Anel Signet (Fonte: Reprodução/Google)

Confira: Coleção de Aneis do Loft Masculino

Industrialização e Burguesia

No Século XVIII e XIX, na era da Industrialização e do surgimento da burguesia, houve um crescente interesse pela moda e acessórios masculinos. Abotoaduras, Relógios de bolso e Alfinetes de gravata surgem como tendência entre os homens de poder. Nessa época, as joias passaram a ser vistas como uma forma de expressar individualidade.

Relógio de Bolso usado por Homens no Século XVIII

Homem usando um relógio de bolso (Fonte: Reprodução/Google)

Atualidade

Harry Styles e Chris Pine usando Joias Masculinas

Chris Pine e Harry Styles usando Joias Masculinas (Fonte: Reprodução/Google)

Hoje, as joias masculinas continuam evoluindo e combinando elementos históricos e modernos para criar peças únicas e significativas. Desde anéis até pulseiras e colares, os acessórios masculinos são uma forma de expressar estilo e personalidade. Então, ao escolher suas joias, lembre-se que você faz parte de uma longa e rica tradição, na qual cada peça conta uma história.

Agora que você conhece a história dos acessórios masculinos através dos anos, você pode se  inspirar e criar o seu próprio estilo com as joias exclusivas do Loft Masculino. 

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

leia mais

O que é um Diamante? A pedra preciosa que eleva o estilo masculino
Brilhante para Homens

O que é um Diamante? A pedra preciosa que eleva o estilo masculino

Quando pensamos em pedras preciosas, uma das primeiras que vem à mente é o diamante. Mas o que faz dessa pedra uma referência de elegância e sofisticação no universo das joias masculinas? Entenda ...

Ver mais
Pulseiras Riviera Masculinas - Alta Joalheria

Pulseiras Riviera Masculinas - Alta Joalheria

As Pulseiras Rivieras Masculinas são joias indispensáveis para o homem moderno. Compostas por uma sequência de pedras preciosas, estas pulseiras são elegantes, sofisticadas e super versáteis, pode...

Ver mais