Pular para o conteúdo

Artigo: Como limpar e cuidar da sua jóia: 3 dicas essenciais para preservar suas peças!

Como limpar e cuidar da sua jóia: 3 dicas essenciais para preservar suas peças!

Como limpar e cuidar da sua jóia: 3 dicas essenciais para preservar suas peças!

Todos nós temos uma jóia preferida, aquela que não tiramos do corpo, que vai com qualquer look e que amamos ter junto a todo instante. Mas para que possamos preservá-las, precisamos manuseá-las de forma correta.

Uma jóia, independente do material do qual é feito, precisa de cuidados especiais. Por serem feitas em metal, boa parte delas oxida em contato com o ar, gerando o "escurecimento" do metal. Entretanto, quando o metal é nobre (prata, ouro e platina) um bom polimento já traz de volta o brilho e cor originais da jóia.

Neste post, trazemos os principais pontos para que você cuide da sua jóia e ela dure para sempre sendo uma herança em sua família! Segue o texto!

1. Limpeza

A limpeza de uma jóia varia com o material com que ela é feito. Se feito de metal, com pedras ou jóias com pérolas e madrepérolas.

Para jóias feitas com metal (Prata e Ouro)

Sem complicações, direto e simples: limpe suas jóias com sabão líquido neutro e água corrente morna. Não deixe suas peças de molho, já que isso pode danificar suas peças.

Para peças em Prata 925, que tenham ficado "sujas" por conta da oxidação ou contato com substancias químicas como perfumes, cremes, etc, ainda aconselhamos o uso da famosa flanela mágica, que contém produtos próprios para a limpeza da sua jóia. Não recomenda-se usar produtos abrasivos e corrosivos, pois são muito fortes e danificarão sua peça.

Para jóias com Pedras

Recomendamos lavar com água morna (não quente), uso de detergente neutro e uma escova ou flanela macia. Enxágue-as pós limpeza e use lenços de papel para secar as jóias.

Jóias com pérolas e madrepérolas

Necessitam de cuidados diferentes, mas não menos importantes. Devem ser limpas com flanelas secas ou algodão seco, eliminando assim qualquer resíduo de suor ou cosméticos. Peças com pérolas não devem ser lavadas, já que a umidade pode enfraquecer o fio que as une.

Lembrando sempre:
- NUNCA ferva a água e deixe sua jóia de molho. O calor em excesso pode danificar sua jóia;
- NUNCA deixe sua jóia de molho com qualquer tipo de produto químico, seja detergente ou algum líquido de limpeza específico;
- limpe sua jóia antes de guarda-la.

2. Armazenamento

Para guardar sua jóia, escolha sempre um porta-jóias ou um lugar próprio para deixá-las. Não as coloque jogadas no closet! Elas podem entrar em atrito com outras jóias, peças de roupa e se danificarem no processo com arranhões e batidas. Prefira sempre lugares limpos e secos, sem umidade ou exposição à luz solar. Caso você use um porta jóias para todas as suas jóias, separe-as com veludo ou flanela macia.

3. Conservação

Para que sua jóia dure é preciso que você preste atenção a alguns pontos:

- evite o contato das suas jóias com cremes, perfumes ou produtos cosméticos, uma vez que estes possuem produtos químicos que podem danificar sua jóia;
- ao entrar no mar ou piscina, tire suas peças! Além do risco de danificá-las você corre o risco de perdê-las;
- evite usar suas jóias ao praticar qualquer tipo de esporte físico, já que o suor acelera o processo de oxidação da peça;
- não deixe suas jóias expostas ao sol ou calor excessivos;

Agora que você já descobriu como cuidar de jóias, já está pronto para escolher a que mais combina com você aqui no Loft Masculino! Seguindo essas dicas, temos certeza de que você manterá sua jóia por muito mais tempo, podendo desfrutar de toda a elegância e sofisticação que uma jóia pode transmitir! Acesse nosso site e escolha a jóia que mais tem a ver com sua personalidade e estilo!

Deixar comentário

Este site é protegido por reCAPTCHA e a Política de privacidade e os Termos de serviço do Google se aplicam.

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.

leia mais

Por que presentear com uma jóia?
Acessórios Masculinos

Por que presentear com uma jóia?

Vivemos em um mundo em que as memórias afetivas estão cada vez mais deixadas de lado. Um mundo instantâneo, imediatista, cheio de momentos que duram segundos. Nesse texto, mostramos 5 motivos para ...

Ver mais
Diamante, Moissanita e Zircônia: qual a diferença?

Diamante, Moissanita e Zircônia: qual a diferença?

Os diamantes são a escolha perfeita para anéis de noivado e, vamos combinar, ficam perfeitos em qualquer outra jóia. Mas outras pedras se tornaram muito populares nos últimos anos, em especial a M...

Ver mais