Diamante, Moissanita e Zircônia: qual a diferença?
Os diamantes são a escolha perfeita para anéis de noivado e, vamos combinar, ficam perfeitos em qualquer outra jóia. Mas outras pedras se tornaram muito populares nos últimos anos, em especial a Moissanita e a Zircônia — mas será que são parecidas mesmo com diamantes?
Tanto o diamante quanto a moissanita possuem brilho muito bom, mas as zircônias não deixam de ser excelentes substitutas para quem procura um visual semelhante ao diamante. Mas qual a diferença entre essas três pedras? Neste guia, vamos comparar as características dos diamantes, moissanitas e zircônias, para ajudar você a tomar a melhor decisão ao escolher a pedra perfeita para sua joia.
O que é um diamante?
Diamantes são pedras preciosas feitas de puro carbono. É a pedra mais popular para jóias porque é o mineral natural mais duro do mundo. Quando bem lapidadas, possuem um brilho único e isso as tornam as pedras mais populares no mundo das joias.
Confira: Coleção de Aneis com Diamantes do Loft Masculino
Para comprar um diamante de qualidade você sempre deve considerar os 4 C's:
Corte
Cor
Claridade
Carat (quilate)
O corte de um diamante vai determinar seu brilho, enquanto cor e claridade afetam sua aparência no geral. O peso de um diamante, chamado quilate (carat, em inglês), influencia o seu valor.
O que é uma zircônia?
A zircônia é uma pedra artificial usada de forma frequente como uma alternativa ao diamante. Essa pedra feita em laboratório é cortada da mesma forma que o diamante, obtendo assim, uma semelhança com ele. A zircônia é muito mais barata que o diamante, vindo em uma gama imensa de cores, do branco ao amarelo ao rosa.
Ao comprar uma zircônia, deve-se observar a sua classificação de qualidade, dando-se preferência à zircônia de classificação AAA, pois terão uma durabilidade maior. Entretanto, como é uma pedra sintética e mais frágil, não tem a mesma durabilidade do diamante.
O que é uma Moissanita?
A moissanita é uma pedra sintética (feita em laboratório), composta de carboneto de silício. A moissanita pode vir em uma variedade grande de cores, do branco ao amarelo até o rosa.
Ela ficou famosa na internet por “testar positivo” em testes de diamantes, o que pode enganar muita gente, mas isso só ocorre em testes básicos de condutividade térmica e pode ser facilmente diferenciada de um diamante natural.
Fabricada principalmente na China, a Moissanita muitas vezes é apresentada como uma pedra dura, mas em testes técnicos ela se mostrou frágil e pode ser facilmente quebrada com impactos. A Moissanita possui bom reflexo de luz, mas o seu brilho é diferente do diamante natural. Ela possui um brilho com reflexos mais coloridos.
Atualmente ela vem sendo substituída na joalheira pelos Diamantes Lab Grown, que são uma alternativa mais sustentável e semelhante ao diamante natural.
Comparando diamante, moissanita e zircônia
1. Durabilidade e dureza
O diamante natural é a pedra mais dura do planeta. Em relação a durabilidade e dureza, ele passa na frente de todos os concorrentes, apresentando uma resistência extrema.
2. Cor e transparência
Os diamantes existem em uma grande variedade de cores indo do incolor ao amarelo e rosa. A moissanita e zircônia também podem ser encontradas em uma grande gama de cores, tendo suas propriedades equivalentes as do diamante de alta qualidade.
3. Clareza
No quesito clareza, os diamantes são classificados em uma escala de impecável a incluído (quando se tem inclusões dentro da pedra). Moissanitas e zircônias não são classificadas da mesma maneira, pois, como são feitas em laboratório, são perfeitas no quesito clareza, não tendo inclusões.
4. Custo
No quesito custo, o diamante é tido como a pedra preciosa mais cara, seguido pela moissanita e zircônia. Dependendo da qualidade da pedra, um diamante de 1 quilate pode custar de 1mil a 10mil dólares. A moissanita é muito mais barata, tendo uma pedra de 1 quilate o custo de cerca de 40 a 100 dólares. A opção mais barata seria a zircônia, com uma pedra de 1 quilate custando em média 20 dólares.
Prós e Contras de cada gema
Quando for escolher as pedras para sua joia, é importante considerar os pontos fortes e fracos de cada uma dessas pedras.
O diamante é o mais durável e brilhante entre as três pedras, mas também a mais cara. Além disso, por ser natural e preciosa, valoriza com o tempo e acaba se tornando uma forma de investimento.
Além de serem sintéticas, moissanita é mais barata que o diamante e mais frágil, mas são feitas em laboratório não sendo extraídas da natureza.
A zircônia é a mais barata das três pedras, mas não é tão durável quanto o diamante.
Conclusão
Muito importante considerar as diferenças entre diamantes, moissanitas e zircônias quando for escolher qual é a pedra certa para você e sua jóia.
O diamante é a pedra mais durável, brilhante e preciosa das três pedras. É uma forma de investimento. Valoriza com o tempo, mas é a mais cara.
A moissanita tem um brilho bonito, é mais barata e feita em laboratório. Está sendo substituída pelo Lab Grown na joalheira.
A zircônia é a mais barata das três pedras. Tem um brilho muito bom, boa transparência, mas não são duráveis como os diamantes.
Entender as diferenças entre as três pode ajudá-lo a tomar a decisão certa. Independente do seu orçamento ou gosto, você certamente encontrará a joia perfeita para sua coleção no Loft Masculino.
1 comentário
Obrigada pela explicação!
Foi útil.
Lenita Sayoko setoguchi
Deixar comentário
Este site é protegido por hCaptcha e a Política de privacidade e os Termos de serviço do hCaptcha se aplicam.